Banner
Banner
icone_reports_operating REPORTS OPERATING
Informações para investidores
icone_glossario GLOSSÁRIO
Termos e siglas utilizados no site
embarque_imediato EMBARQUE IMEDIATO
Entenda mais sobre aviação
icone_galeria GALERIA DE IMAGEM
Clique na imagem para acessá-la
SERIPA IV agracia Cmte Mauro Silva como Membro Honorário da FAB PDF Imprimir E-mail
Dom, 03 de Fevereiro de 2013 11:30

por Adriana Karady

 

diploma_600px

 

São Paulo - O Quarto Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) celebrou na útlima terça-feira, dia 29 de Janeiro, o seu sexto aniversário de criação. O evento foi discreto mas elegante, contou com a presença de várias autoridades militares, e incluiu a cerimonia que agraciou como Membro Honorário da FAB o Cmte. Mauro Honório da Silva.

 

O título honorífico foi instituido pela Força Aérea Brasileira, com a finalidade de distinguir civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, não pertencentes ao quadro da Força Aérea e que tenham prestado relevantes serviços à aeronáutica brasileira.

 

No discurso de Aniversário, o Chefe do Seripa IV, o Tenente-Coronel Aviador Raul Moreira Neto, comentou que o pequeno efetivo de vinte e cinco homens tem grandes desafios pela frente em sua missão de reduzir o número de acidentes que acontecem em sua jurisdição e no Brasil. Somente em Janeiro deste ano já aconteceram 4 acidentes com vítimas fatais.

 

É exatamente em seu esforço para prevenir acidentes que o Seripa IV conta com o suporte do novo Membro Honorário.

 

Honrado com o título, o Cmte. Mauro, ele mesmo um sobrevivente de um acidente de helicóptero causado por uma “falha catastrófica de um eixo interno do motor do helicóptero que voava”, tem colaborado com o Seripa IV ministrando palestras sobre Segurança de Voo e participando de eventos  de várias organizações com a mesma finalidade, onde fala de sua vida após a queda da aeronave. Em suas apresentações, faz um depoimento sobre seus problemas físicos e neurológicos, sequelas do acidente, sobre o que fez para pousar em situação de emergência sem que todos tivessem morrido, da superação e da força da família.

 

Suas palestras têm por objetivo chamar a atenção de jovens e veteranos da aviação sobre a importância do condicionamento, treinamento e manutenção de aeronaves, na prevenção de acidentes, ou, na inevitabilidade destes, na minimização do número de vítimas, além da relevância de se obter um Relatório Final que comprove que a falha não foi em virtude do despreparo ou negligencia da tripulação ou de economia em manutenção e peças.

 

Em todas as suas apresentações o Cmte. Mauro emociona e atinge aeronautas profissionais e amadores, que, não raro, comentam ao fim das palestras que o que ouviram é  um divisor de águas, e que passam a ver a aviação com outros olhos, chegam a garantir que muitos de seus hábitos serão mudados.

 

Por ser civil, o Cmte. Mauro acredita que receber o título de Membro Honorário da FAB dará a ele ainda mais força para continuar seu trabalho, ou, em suas próprias palavras: “agora, como Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, me sinto até mais forte para continuar essa grande Missão que acabei recebendo da FAB e me coloco à disposição sempre que quiserem, pois nossa maior missão é a de salvar vidas, fazendo a Prevenção.”

 

Ainda sobre o recebimento do título, o comandante depõe emocionado que “... nunca fiz nada em minha vida com segundas intenções, e ter sido indicado a Membro Honorário da Força Aérea Brasileira pelo Tenente Coronel Raul Moreira, foi uma grande surpresa e me pareceu algo muito difícil de se conseguir. Quando recebi o Diploma de Membro Honorário e o pin, colocado na lapela do meu casaco pelo Brigadeiro do Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço, sob o olhar de tantos oficiais da Aeronáutica, minha esposa e meus 2 filhos, tive uma sensação de satisfação que nunca experimentei antes em minha vida.”

 

Foto: Cmte. Mauro Silva recebe o Titulo de Membro Honorário da FAB das mãos o Brigadeiro do Ar Lourenço.

 

 

Nota do site:

 

O Contato Radar parabeniza o Cmte Mauro Silva, o qual teve o prazer de conhecer quando o mesmo se cadastrou em nosso Fórum há quase dois anos, tendo desde então sido um exemplo não apenas de superação, mas de conhecimento e correção, colaborando sobremaneira com a divulgacão da cultura aeronáutica, em especial a cultura de segurança que se faz ouvir também em suas palestras.

 

Parabéns Cmte!

 

 

Veja a seguir o video da premiação:


 

 

Video: Nelson Silva