Banner
icone_reports_operating REPORTS OPERATING
Informações para investidores
icone_glossario GLOSSÁRIO
Termos e siglas utilizados no site
embarque_imediato EMBARQUE IMEDIATO
Entenda mais sobre aviação
icone_galeria GALERIA DE IMAGEM
Clique na imagem para acessá-la
Workshop Seminários Contato Radar – Carreira no exterior (EXPAT) PDF Imprimir E-mail
Seg, 02 de Setembro de 2013 12:58

 

 

workshopsna_600px

 

Os Seminários Contato Radar (http://seminarios.contatoradar.com.br/) realizaram no dia 30 de agosto em parceria com o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) um workshop sobre a carreira de aeronauta no exterior.

 

Em um momento em que a aviação brasileira enfrenta um dos seus ciclos de baixa, com companhias como Gol e TAM realizando reduções em seus quadros de funcionários, a primeira ainda no ano passado e a segunda este ano, o evento teve como principal objetivo abrir os horizontes para quem deseja buscar oportunidades fora do país.

 

Conduziram o workshop Rafael Santos,  Cmte de Boeing 777 na Korean Air, Márcio Franzoni, Cmte de Boeing 777 na Saudia (Saudi Arabian Airlines), Alexandre Abs, Diretor Comercial da CAE no Brasil, e Lotario Kieling Filho, representante da Smile Aviation para a América Latina que, atendendo aos moldes do evento, estava presente como tripulante e não como broker. Saiba mais sobre o currículo de cada um deles clicando aqui.

 

Organizado como um debate, o workshop focou a interação entre o público e os profissionais mencionados em um formato de perguntas e respostas onde, após uma breve apresentação de cada um,  a informação foi passada de forma clara e objetiva à medida em que cada dúvida era colocada em pauta.   Assim transcorreu por duas horas uma conversa de tripulante para tripulante, onde aqueles que voam no exterior puderam passar o vasto conhecimento acumulado em anos de vivência fora do Brasil trabalhando em empresas da Europa, Ásia e Oriente Médio.

 

Entre os temas abordados estiveram tipos de empregos e os diferentes tipos de contratos, adaptação do aeronauta e família, influência cultural no ambiente de trabalho e processos de seleção. Todos pincelados com uma sinceridade marcante através de uma conversa que incluiu, dentre outros tópicos, dicas sobre como planejar uma carreira no exterior tanto para copilotos quanto para comandantes.

 

Ao final, após serem transmitidas as informacões que tinham como objetivo fornecer os subsídios necessários para que os tripulantes pudessem tomar decisões importantes concernentes ao seu futuro, foi cedido o espaço para que os dois brokers presentes como ouvintes, a Parc Aviation, principal agência de pilotos no mundo, e a Smile Aviation, líder no mercado Chinês, pudessem dar seus recados informando sobre os eventos que estarão realizando no país e como entrar em contato com ambas para buscar uma recolocação no exterior.

 

Veja a seguir as fotos do evento:

 

  fh79's WorkshopSNA album on Photobucket

 

Foto: Cleudon Jr. / Contato Radar (da esquerda para a direita, os Cmtes Rafael Santos, da Korean Air, Márcio Franzoni, da Saudia, Mauro Silva, da asa rotativa, Alexandre Abs, da CAE, e Lotario Kieling Filho, da Smile Aviation).