Banner
icone_reports_operating REPORTS OPERATING
Informações para investidores
icone_glossario GLOSSÁRIO
Termos e siglas utilizados no site
embarque_imediato EMBARQUE IMEDIATO
Entenda mais sobre aviação
icone_galeria GALERIA DE IMAGEM
Clique na imagem para acessá-la
EXPOAR 2013: Saiba como foi PDF Imprimir E-mail
Sáb, 09 de Novembro de 2013 12:18

 

 

IMG_2392

 

Os Seminários Contato Radar participaram no último mês de outubro da EXPOAR 2013, que contou com a presença de diretores de companhias aéreas e fabricantes, profissionais do setor da aviação das áreas técnica e administrava, bem como do corpo docente e alunos do Curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, organizadora do evento.

 

Aberta na noite do dia 28 com palestra do Vice-Presidente de Manutenção da TAM Linhas Aéreas, Ruy Amparo, sobre segurança, operacionalidade e eficiência das companhias aéreas,  a EXPOAR prosseguiu nos dois dias seguintes (29 e 30) com uma programação ampla que incluiu os turnos da manhã, tarde e noite.

 

O dia 29 foi aberto com a oficina “Inteligência Emocional para Desenvolvimento da Carreira”, ministrada por Scoth Maripensa (www.melhorandopessoas.com.br), antecedendo o primeiro ciclo de palestras dos Seminários Contato Radar no evento, que a convite da universidade Anhembi Morumbi levaram à EXPOAR um Seminário de Segurança Operacional composto por seis palestras e dois painéis de discussão, distribuídos em dois dias no período da tarde.

 

A sequência de palestras teve início com a abertura realizada pelo Professor Edson Luiz Gaspar, Coordenador do Curso de Aviação Civil da Anhembi Morumbi, e com as apresentações do Maj PM Eduardo Alexandre Beni (www.pilotopolicial.com.br/), sobre a operação aérea e responsabilidades sob a égide da legislação, e Walter Chagas Filho, do SERIPA IV, com palestra sobre investigação que focou o lado humano, o impacto de um acidente nos envolvidos, tanto órgãos de investigação como vítimas e familiares.

 

IMG_2198
Prof. Edson Luiz Gaspar, Coordenador do Curso de Aviação Civil da Anhembi Morumbi.

 

IMG_2206
Maj PM Eduardo Alexandre Beni.

 

IMG_2129
Walter Chagas Filho, do SERIPA IV.

 

Em seguida subiu ao palco Franklin Laskeviz, Flight Standards da Gol, acompanhado dos alunos da pós-graduação da Anhembi Morumbi e Pilotos Comerciais Aires Rufato e Fábio Tintori.

 

Em uma palestra com formato diferenciado, integrando a experiência do Cmte Laskeviz com a juventude e descontração de Aires e Fábio, a platéia se viu integrada ao ser arguída e convidada a participar no desenvolvimento do tema “Cultura Organizacional nas Relações Profissionais e Pessoais”. Buscando a interação os três tiveram momentos em que literalmente desenvolveram conversas com a platéia, andando pelo auditório, perguntando, ouvindo perguntas, amplificando a troca de conhecimento e absorção do conteúdo.

 

IMG_2279-2
Em primeiro plano, Franklin Laskeviz, com Aires Ruffato ao seu lado e Fábio Tintori ao fundo.

 

IMG_2278
Laskeviz e Rufato conversando com a platéia durante a palestra.

 

O dia para os Seminários Contato Radar encerrou-se com um painel de discussão, mediado por Raúl Marinho do Blog Para Ser Piloto (www.paraserpiloto.com), que contou com a presença dos palestrantes da tarde, em conversa com a platéia tirando dúvidas sobre tópicos das palestras e respondendo perguntas diversas dentro de suas áreas de atuação e conhecimento.

 

IMG_2199
Raul Marinho, do Blog Para Ser Piloto, que mediou os dois painéis de discussão do Seminário de Segurança Operacional.

 

IMG_2288
Da esquerda para a direita: Raul Marinho, Walter Chagas Filho, Aires Rufato, Franklin Laskeviz e Fábio Tintori.

 

Já o dia da EXPOAR foi concluído com a palestra da noite, ministrada por Eduardo Marson, Presidente da Helibrás e  ABAG, sobre o Mercado da aviação geral no Brasil.

 

Terceiro e último dia, 30 de outubro trouxe pela mannhã Carlos Gonzales, da Wapiya Consultoria, abordando um tema de grande interesse para todos, especialmente os jovens que constituíram a maior parte do público do evento: empregabilidade.

 

À tarde os Seminários Contato Radar deram sequência ao segundo dia de seu Seminário Operacional, aberto pela Dra. Ana Helena Puccetti, psicóloga que entre os anos de 2009 e 2012 foi responsável por avaliar os fatores contribuintes do aspecto psicológico nas investigações de acidentes realizadas pelo SERIPA IV, abordando os fatores humanos que afetam o voo.

 

IMG_2299
Dra. Ana Helena Puccetti.

 

A Dra. Ana Helena foi seguida por Fábio Laranjeira, da Avianca, abordando um tema técnico cada vez mais presente na vida dos pilotos, a evolução tecnológica e como isso tem afetado as habilidades básicas de voo dos pilotos, com a palestra “Automatismo: Entenda, não dependa”. Enveredando pela forma como o ser humano tem aplicado o desenvolvimento natural e constante obtido pela humanidade e como isso tem influído na forma como interagimos com ambiente, tanto de forma produtiva quanto prejudicialmente, a palestra ressaltou a importância de se chegar a um equilíbrio, saber usar os recursos sem deles se tornar dependente. Nas palavras da Flight Safety Foundation, "o melhor recurso de segurança em qualquer aeronave é um piloto bem treinado". E porque não, suas habilidades básicas, adquiridas desde o primeiro em dia em que entrou em uma sala de aula e uma aeronave para iniciar seu constante aprendizado.

 

IMG_2301-2
A frase cunhada pela Flight Safety Foundation, sempre atual, exibida enquanto Raul Marinho chamava ao palco os participantes do painel de discussão.

 

Encerrando o ciclo de palestras, Rafael Santos, da Korean Air, apresentou ao lado de Priscila Dower Mendizabal, Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB-SP e pós-graduanda no Curso de Aviação Civil da Anhembi Morumbi, a palestra “Decidindo com Qualidade: Fundamentos e Aspectos Legais”.

 

Uma mescla entre o uso do CRM e a aplicabilidade das leis a situações práticas, perfazendo as responsabilidades e deveres dos profissionais na operação aérea, o tema extremamente técnico foi conduzido de uma forma singular.

 

Entrando no palco com papéis trocados, Priscila como Cmte Rafael, e Rafael como Dra. Priscila (ambos incluindo trajes), ambos descontraíram a pláteia gerando o vínculo e a interatividade que se veria entre eles e os presentes durante toda a apresentacão, bem como deram as primeiras noções do dia sobre o assunto: consciência situacional e proatividade face a situações anormais, cobrados da platéia em relação à pitoresca e fora do padrão cena de abertura apresentada.

 

Daí em diante, já de volta a seus respectivos e esperados papéis, Priscila e Rafael deram sequência a uma hora de ampla troca de conhecimento, sempre instigando os presentes a participarem, para então darem lugar ao segundo painel de discussão, do qual também participaram junto com a Dra. Ana Helena e Fábio Laranjeira.

 

IMG_2312
Priscila Dower e Rafael Santos, descontraindo a platéia com uma abertura diferente.

 

IMG_2347
Já de volta a seus respectivos papéis, abordando o tema CRM.

 

IMG_2365
Exercitando as noções de trabalho em equipe com a participação da platéia.

 

IMG_2384
Encerrando o Seminário de Segurança Operacional, o painel de discussão do segundo dia visto a partir do mesanino.

 

Painel que precisou ser encerrado quando o assunto ainda rendia para dar vez ao palestrante da noite, Adalberto Bogsan, Vice-Presidente Técnico da Gol Linhas Aéreas, que fechou a EXPOAR 2013 com o tema “Eficiência Operacional das Companhias Aéreas”.

 

Após três dias, em mais um ano de evento a EXPOAR reforçou sua vocação técnica e posição como maior feira universitária de aviação do Brasil, abordando temas contemporâneos e presentes no dia a dia de quem vive o meio da aviação, trazidos por profissionais com larga experiência que, com palestras abrangentes e objetivas, levaram a todos não apenas teoria mas sua aplicação prática, com experiências vivenciais que ampliaram os horizontes dos que se fizeram presentes.

 

Resta agora aguardar pelo ano de 2014, e mais um ciclo de oficinas e palestras!